sexta-feira, 19 de março de 2010

A EJA E A SUA REAL CONDIÇÃO NA PRÁTICA ATUAL

A EJA é uma modalidade de ensino muito peculiar, com características próprias que devem ser muito bem analisadas e respeitadas.

Primeiramente, não há como pensar em educação de qualidade sem o respeito, a solidariedade, o diálogo, fundamentos estes pautados na teoria de Paulo Freire e nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares.

Pontos positivos do trabalho de Paulo Freire e, consequentemente, do vídeo: Acreditar na capacidade do educando, oferecer-lhe oportunidade de evoluir, dar condições para que ele aprenda e ensine, que sinta-se capaz, motivado e caminhe além dos obstáculos.

Pontos negativos: O que vejo de negativo não é prática e a teoria de Paulo Freire, mas a falta de motivação que grande parte dos alunos da EJA possuem, que não se comparam, muitas vezes, aos depoimentos do vídeo, que mostram alunos motivados, persistentes, atuantes. O que me preocupa profundamente, é muitas vezes essa falta de motivação ocorre justamente pelo trabalho desenvolvido com esses alunos, a falta de uma prática dialética e motivadora. Penso que existem muitos problemas, mas temos poucas opções, enfrentamos com garra, coragem, dedicação, ética... ou nos omitimos de nossas responsabilidades, assistindo ao desastre da educação e da vida.

Espero que gostem!!! Fiz com carinho!!!

Elizângela da Silva Acósta de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário