sexta-feira, 19 de março de 2010

Diários do curso

Inicialmente gostaria de afirmar que estou tendo grandes dificuldades com o curso: tempo, motivação, compreensão da proposta. Acredito que os textos são muito bons, mas da maneira como as atividades são propostas, pouco crescimento quanto a interiorização dos conteúdos está sendo proporcionado.

Acredito que deveria haver um tempo maior de discussões, de realização do trabalho e um feedback do tutor antes da avaliação da atividade, possibilitando que o aluno revise sua produção, suas discussões e melhore.

Módulo 1

Unidade 1 e 2- Nesta unidade do módulo 1 desenvolvemos discussões acerca da Educação a distância e os novos rumos da educação, que possibilitou uma investigação e conhecimento da evolução dos processos educativos em torno da educação a distância.

Analisamos também o papel da educação, sua possibilidade de transformação do mundo ao qual vivemos e ainda a triste realidade a qual vivenciamos.


Módulo 2

Unidades 1, 2, 3 e 4 - Neste módulo tivemos contato com as questões referentes a diversidade, os valores, a educação e os direitos humanos.

Este módulo me fez pensar muito no papel da educação e nós educadores, o que realmente está acontecendo com a educação, os preconceitos e as discriminações existentes, os grandes entraves do cotidiano. E fiz uma relação entre o que acontece e as nossas possibilidades, buscando na ética universal e na "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, embasamentos importantes para a minha práxis.

O professor que baseia sua prática na concepção da ética universal defendida por Paulo Freire compreende que educar é uma forma de intervir no mundo e que compete ao educador compreender que seus alunos possuem muitos conhecimentos e vivências extremamente importantes para o processo ensino-aprendizagem e a construção de novos conhecimentos. Além disso, são capazes de aprender e ensinar desde que estejam inseridos num ambiente propício, aonde possam discutir, refletir, analisar e, principalmente, serem tratados como seres pensantes, atuantes e como iguais em seus direitos e deveres.

A prática docente nesta concepção trabalha por uma "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA" (Freire). Os alunos desenvolvem sua autonomia no processo ensino-aprendizagem, encorajados pela postura ética, compreensiva e estimuladora do professor, que possui sua autoridade sem ser autoritário, já que pratica um convívio de liberdade aliada à responsabilidade, que sabe ouvir, compreender e atender os alunos no que for necessário.

A prática docente deve-se utilizar da mediação da linguagem construída na relação professor-aluno; devem-se colocar em jogo os conhecimentos prévios dos alunos, suas crenças, valores, o modo com vêem o mundo, suas linguagens.

É importante que o professor pense e proponha estratégias pedagógicas diversificadas que possibilitem diferentes formas de interação em sala de aula, na construção do conhecimento e da própria prática de ensino do professor. As atividades devem ser problematizadoras, devem estimular o debate, a reflexão e a discussão dos conceitos, conhecimentos e informações em jogo, pressupondo diferentes modos de compreensão e de produção/construção de conhecimentos.

Acredito que com uma postura de ética podemos construir uma educação e consequentemente, um mundo solidário, igualitário, justo, e muito melhor.

O professor deve estar envolvido, "da cabeça aos pés" e "dos pés à cabeça", com a vida educacional dos alunos e sua prática de ensino.

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