Este espaço virtual é um trabalho de conclusão do curso "Educação para a Diversidade e Cidadania", que tem como maior objetivo, nos inserir no mundo das novas tecnologias educacionais, proporcionando trocas de experiências, confronto de ideias e busca por novos conhecimentos. No curso desenvolvemos diversos questionamentos e atividades a fim de reletirmos sobre o real papel da educação inclusiva e para todos. Espero que ao visitar este blog compreenda um pouco do trabalho desenvolvido.
terça-feira, 19 de junho de 2012
EAD – AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM / FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO E MÍDIAS
Falar em educação é sempre um grande desafio, já que é algo extremamente importante na vida de qualquer ser humano, e no qual é tão pouco valorizado em nosso país. Falar em EaD então... mais complicado ainda, já que é uma modalidade de ensino ainda carregada de preconceitos. Apesar de existir há décadas, a EaD, mais atualmente, passa por avanços incríveis, graças as novas tecnologias, as novas formas de se pensar e fazer educação.
O propósito deste texto é partilhar com os interessados em educação, um pouco das ideias acerca dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e as ferramentas de compartilhamento e mídias que muito podem contribuir para a formação integral do indivíduo.
Ao pensarmos que o conhecimento é construído coletivamente, considerando aspectos sociais, históricos, culturais de cada indivíduo ou grupo, é preciso que haja um processo intencional, sistemático, colaborativo, dialético. As diferentes ferramentas e estratégias, quando bem pensadas e elaboradas, muito contribuem para o sucesso desse processo de educação integral.
As novas tecnologias, hoje insistentemente pertencentes ao nosso cotidiano, devem ser grandes instrumentos de ensino, principalmente no que se refere à EaD. “A Web 2.0 pode ser vista como uma nova forma de utilização da Internet por usuários e desenvolvedores, ou seja, a "web como plataforma de utilização"(O'Reilly, 2005)."Ela tem sido considerada como a segunda geração de comunidades e serviços, que visa incentivar a criatividade, o compartilhamento e a colaboração de conteúdos e serviços entre os usuários da rede. Mais recentemente, entramos em contato com um outro conceito associado à Web, a mídia social. Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o
compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas” (Costa, Rosa Maria E. M. da / Marins, Vânia).
Veja que interessante as ideias dispostas no material: Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática – de Rosa Maria E. M. da Costa e Vânia Marins: “Um dos aspectos interessantes para a utilização da Web 2.0 em educação é o fato de não demandar custos para o professor. Alguns exemplos de serviços gratuitos disponíveis:
(1) Edição colaborativa de conteúdo: Blogs (Blogger) e Wikis (Pbwiki);
(2) Comunicação: Skype, Messenger, Gmail;
(3) Grupos de discussão: Yahoogroups;
(4) Redes Sociais: Orkut, MySpace; Facebook
(5) Compartilhamento de arquivos: textos, planilhas e apresentações (Google
Docs, Slideshare, Zoho); fotos (Flickr); vídeos (Youtube) e arquivos
diversos, incluindo áudio e vídeo (4shared);
(6) Compartilhamento e edição online de imagens (Adobe Photoshop Express);
(7) Categorização de assuntos com seus endereços de páginas: Del.icio.us.
(8) Mapas mentais: peraltrees
Dentre esses aplicativos, alguns se destacam por seu grande potencial de uso
educacional: os Blogs e os Wikis”.
Porém, de nada adianta tantos objetos e instrumentos de ensino, sem um profissional da educação realmente qualificado, preparado. Ensinar requer intenção planejada, pautada em concepções adequadas de ensino, que realmente transforme vidas. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Paulo Freire).
Como já foi dito, as diversas possibilidades disponibilizadas pelas novas tecnologias traz novas perspectivas para a educação. “Com isso, a educação a distância poderá dispor, gratuitamente, de ferramentas que ampliarão o potencial de comunicação e compartilhamento do conhecimento. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam na criação de cursos acessíveis através da internet. São elaborados para dar suporte aos professores no gerenciamento de conteúdos e na administração do curso, permitindo acompanhar o progresso dos estudantes. O Moodle é um exemplo de AVA, que vem tendo bastante aceitação nos cursos a distância.
Em geral, os AVAs disponibilizam diferentes tipos de 'espaços mediáticos' para apoiar os processos de comunicação” (Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de Vânia Marins e Rosa Maria E. M. da Costa).
É possível fazer educação utilizando diferentes estratégias, instrumentos, ferramentas, procedimentos. Mas para se fazer com eficiência é preciso muito conhecimento por parte do educador.
Finalizo minhas reflexões citando um trecho do Projeto Educativo do Colégio Agostiniano São José – Marco Referencial, p.28 (adaptado):
“A educação [...] deve favorecer a apropriação de um conhecimento que não só afronta os conhecimentos produzidos historicamente por intermédio de livros e outros meios, senão a construção de novos conhecimentos que levem à transformação da pessoa. O conhecimento deve ser interativo e participativo, um exercício constante do respeito às diferenças e à prática do diálogo. Deve valorizar o ensino mediante a pesquisa e a investigação. Deve compreender os resultados provisórios da ciência e a perenidade dos interrogantes. E deve, finalmente, valorizar o aprender a pensar e o aprender a aprender”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário